*Lorena Lima Amato
Quando o assunto é menopausa, há um certo desconforto no ar. São casos de sofrimento com os hormônios, calor, noites mal dormidas. Porém, nem tudo é verdade. Para esclarecer as principais dúvidas em relação ao tema, trago aqui neste texto alguns mitos e verdades sobre a menopausa.
A menopausa faz a mulher engordar.
PARCIALMENTE VERDADE. Devido à diminuição dos níveis de estrogênio que ocorre nessa fase, há mudanças na composição corporal, o que em geral está sim associado ao ganho de peso, mas a menopausa, por si só, não é a responsável pelo excesso de peso da maioria das pacientes.
Toda mulher tem insônia na menopausa.
MITO. Os fogachos, aquele calor muito forte relatado por algumas mulheres, podem piorar a qualidade do sono, mas isso não é unânime.
É possível se preparar para a chegada da menopausa.
VERDADE. A prática de atividade física, que leva à manutenção do peso corporal, não fumar e ter uma alimentação saudável fazem esse período de transição ser menos difícil.
A menopausa interfere na libido.
VERDADE. A diminuição dos níveis de estrogênio associada aos sintomas climatéricos, assim como outros sintomas da deficiência estrogênica como secura vaginal e, eventualmente, dor nas relações sexuais interferem sim na libido.
A menopausa sempre causa calor.
MITO. Algumas mulheres não experimentam as famosas “ondas de calor”. Isso acontece geralmente em mulheres que estão com excesso de peso, já que o tecido gorduroso pode produzir estrogênio.
Minha mãe sofreu na menopausa, então vou sofrer também.
MITO. Os fatores genéticos podem influenciar, gerando mais ou menos sintomas, mas não são os únicos determinantes.
*Lorena Lima Amato é endocrinologista pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP)