Pular para o conteúdo
Início » O perigo dos implantes hormonais

O perigo dos implantes hormonais

*Por Dra. Lorena Lima Amato

A procura pelos implantes subcutâneos para fazer a reposição hormonal está crescendo nos consultórios dos endocrinologistas. Porém, a especialista Dra. Lorena Lima Amato alerta para os perigos escondidos por de trás dessa técnica, já que muitos estão sendo oferecidos sem evidência científica.

Algumas vezes, vários medicamentos são colocados nos implantes o que pode levar a interações medicamentosas e reações adversas desfavoráveis. O controle hormonal tem que ser feito bem de perto para se ter certeza da liberação contínua e em doses adequadas do medicamento. Cair nas mãos de médicos que fazem tratamentos sem evidência de benefícios e com potencial de malefícios à saúde pode trazer riscos à saúde do paciente.

Já existem implantes hormonais liberados e com eficácia comprovada, entre eles os utilizados como método contraceptivo, principalmente. Os implantes hormonais são usados por debaixo da pele, liberando a medicação paulatinamente. Mas é fundamental que o endocrinologista avalie qual a melhor reposição hormonal para cada paciente, levando em consideração doenças preexistentes e resultados de exames laboratoriais.

 

*Lorena Lima Amato é endocrinologista pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP)

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile