A Síndrome dos Ovários Policísticos (SOP) é uma alteração frequente em mulheres em idade reprodutiva, e esta associada à infertilidade e alterações metabólicas. Mulheres com SOP apresentam maior risco para diabetes tipo 2 e maior prevalência de fatores de risco cardiovascular. A presença de obesidade pode exacerbar os distúrbios metabólicos e reprodutivos associados à síndrome. A causa da SOP é multifatorial, sendo que fatores genéticos e ambientais interagem levando a maior ou menor predisposição à doença.
A manifestação clínica da SOP é muito heterogênea, sendo que algumas mulheres tem muitos sintomas e outras podem ter somente sintomas mais discretos. Quais são os sintomas da SOP?
- aumento de pêlos corporais (hirsurtismo)
- acne
- alopécia (queda de cabelos deixando áreas carecas no couro cabeludo)
- ciclos menstruais irregulares
- infertilidade / dificuldade para engravidar
Se você tem alguns desses sintomas você pode ter a Síndrome dos Ovários Policisticos. Se você suspeita que tenha SOP, procure seu Endocrinologista para esclarecer essa dúvida. A SOP tem tratamento que melhora muito a qualidade de vida das pacientes. Além disso, pacientes com SOP têm risco aumentado para Diabetes Mellitus, alterações no colesterol (dislipidemia) e hipertensão arterial sistêmica, sendo por isso ainda mais necessário cuidados especiais com a saúde dessas pacientes.