Pular para o conteúdo
Início » Vitamina D

Vitamina D

A vitamina D é fundamental para o equilíbrio do cálcio e do fósforo no organismo e para a saúde do esqueleto. A deficiência dessa vitamina prejudica a mineralização óssea em todas as fases da vida, prejudicando o crescimento em crianças e podendo causar osteoporose e outras doenças em adultos.

A Vitamina D (colecalciferol) é a forma de vitamina D sintetizada pela pele quando exposta ao Sol. A produção de colecalciferol pela pele depende não só da exposição solar mas também de fatores genéticos, do estado de saúde da pele (pele doente produz menos Vitamina D), idade etc. A quantidade de Vitamina D que adquirimos através da dieta é quase sempre insuficiente para as necessidades do nosso organismo, por isso sempre dependeremos de outras fontes da Vitamina D além da dieta, como a síntese cutânea ou reposição com suplementos.

Quais são os efeitos da vitamina D no nosso organismo?

Há os efeitos chamados calcêmicos (relacionado aos ossos e ao metabolismo do cálcio):

  • aumenta a absorção intestinal de cálcio e fósforo
  • aumentar a reabsorção de cálcio nos rins
  • reduz a secreção do Paratormônio (PTH): hormônio que relacionado à saúde óssea

Há os efeitos chamados de não calcêmicos (nem todos comprovados):

  • regulação do sistema autoimune – reduzindo a incidência de algumas doenças como Diabetes Mellitus tipo 1, Esclerose Múltipla, e melhorando imunidade contra algumas doenças infecciosas
  • redução da resistência periférica a insulina – reduzindo a incidência de Diabetes Mellitus tipo 2
  • redução da Hipertensão e do risco cardiovascular – através da redução da secreção renal de renina
  • redução da proliferação de alguns tipos celulares, reduzindo incidência de alguns tipos de câncer como o de cólon, de mama, de próstata, além melhorar doenças como psoríase
  • redução da fraqueza e dor muscular, reduzindo incidência de quedas e de fraturas

É difícil estabelecer uma dose diária recomendada para a vitamina D, dada influência da exposição ao sol e de fatores ambientais, como latitude, estação do ano, hora do dia e de fatores relacionados ao próprio indivíduo e aos seus hábitos. Para a manutenção de um nível normal de Vitamina D no organismo em geral é recomendada a ingestão de  200 a 400 UI de colecalciferol por dia, e as fontes de Vitamina D na alimentação são basicamente ovos, peixes, óleos de peixes, gordura de leite e alimentos fortificados. No entanto, é difícil conseguir esse aporte de Vitamina D somente através da alimentação, sem precisar de suplementos ou exposição solar.

Quais são os níveis normais de Vitamina D na dosagem sanguínea?

  • Suficiência: > 30 ng/mL
  • Insuficiência: 30-20 ng/mL
  • Deficiência: < 20 ng/mL
  • Deficiência grave: < 5 ng/mL

Níveis maiores que 150 ng/mL são capazes de levar à toxicidade, mas a suplementação de valores de até 10.000 UI/dia não são capazes de levam à intoxicação.

A forma mais fácil e mais natural de obter Vitamina D é a partir da exposição à luz do Sol, que faz com que o corpo faça a sua própria Vitamina D. Apenas 15 minutos por dia de exposição ao Sol de verão, mesmo que somente nos braços, rosto e mãos, já aumentam a produção de Vitamina D. No entanto esse hábito é contrário à tendência atual de diminuir a exposição solar: tanto para prevenir câncer de pele, como por fatores estéticos ou hábitos da vida moderna (escritórios fechados, jornadas noturnas).

Se você tem alteração nos níveis de Vitamina D ou tem dúvidas quanto à reposição, procure seu endocrinologista.