*Por Dra. Lorena Lima Amato
Tratar não é apenas tomar remédios. Exemplifico duas situações frequentes em meu consultório em pacientes com osteopenia e sobrepeso.
Para a osteopenia, um estágio que antecede a osteoporose, a principal indicação de tratamento é a prática de atividade física, alimentação balanceada baseada em verduras, legumes, além de alimentos ricos em cálcio, como é o leite e seus derivados. É comum chegar ao final da consulta e ouvir do paciente se não vou receitar medicamentos. A depender dos exames solicitados, é possível também entrar com suplementação de cálcio, mas adotar um estilo de vida saudável é o melhor tratamento para osteopenia, para evitar a progressão para osteoporose.
A situação se repete em pacientes diagnosticados com sobrepeso. Segundo a médica, há uma cultura que medicação resolve tudo e é mais “fácil”. Mas nada substitui atividade física, alimentação saudável e balanceada para ter qualidade de vida e equilíbrio entre corpo e mente. É claro que, após avaliação do paciente, com exames laboratoriais analisados, se houver necessidade, entra-se com medicação.
Portanto, se você acabou a leitura desse texto e ainda não começou a praticar um esporte e percebeu que precisa começar a cuidar melhor da alimentação, o momento é agora.
*Lorena Lima Amato é endocrinologista pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP)
Excelente artigo. Ótimo blog. Mudanças no estilo de vida, nos hábitos faz muita diferença na vida das pessoas. Parabéns pelo conteúdo.
Obrigada.