Quando vai chegando o verão, a busca por dietas milagrosas dispara e – na maioria das vezes – sem a orientação de um especialista, o que pode levar a graves riscos para a saúde.
Baseie-se em hábitos saudáveis
Infelizmente, “fórmulas” radicais não associadas a mudanças estruturadas do estilo de vida resultam no efeito sanfona, emagrecimento, seguido de reganho de todo peso perdido assim que a dieta é suspensa. Assim, a perda de peso definitiva baseia-se em hábitos saudáveis.
Dietas radicais de baixa caloria
Entretanto, existem as chamadas de Very low calorie diet (VLCD), dietas onde se consome cerca de 600 calorias durante todo o dia. Algumas dietas chegam até mesmo até 300 calorias diárias. Esse tipo radical de dieta requer necessariamente acompanhamento médico. Pois pode oferecer riscos à saúde como o surgimento de distúrbios hidroeletrolíticos e desidratação.
Cuidado com pacientes com comorbidades
Pacientes com comorbidades, como diabetes e hipertensão, podem ter hipotensão, queda na pressão arterial, e hipoglicemia, queda dos níveis de glicose no sangue. Inclusive, perda de peso rápida pode levar à colelitíase, conhecida como pedra na vesícula. No entanto, em situações especiais e com acompanhamento de perto com endocrinologista, essas dietas podem levar a tão desejada perda de peso rápida, mas é claro, sempre devendo ser associada a mudança de hábitos de vida para que a perda de peso seja sustentada.
Conclusão
Mudança de estilo de vida – Nenhuma dieta se sustenta se a pessoa não estiver disposta a mudar seus hábitos. Não existe mágica, mas sim a reestruturação do estilo de vida: atividade física – no mínimo – 150 minutos por semana, alimentos mais saudáveis como frutas, legumes, verduras e carnes com baixo teor calórico, diminuir a ingestão de bebidas alcoólicas e não fumar, fazem parte das orientações para perder peso com saúde.