A semaglutida é um medicamento que pertence à classe dos agonistas do receptor de GLP-1 (glucagon-like peptide-1), utilizado no tratamento da diabetes tipo 2. Este medicamento atua aumentando a produção de insulina pelo pâncreas e diminuindo a produção de glicose pelo fígado. Ajudando a controlar os níveis de açúcar no sangue.
Benefícios e potenciais riscos envolvidos no uso da semaglutida
Porém, a semaglutida também está sendo usada para o tratamento da obesidade. Mas como todo remédio, há benefícios e potenciais riscos envolvidos no uso da semaglutida.
O controle da glicemia é mais facilmente alcançado com o uso da semaglutida, que se mostra eficaz na redução dos níveis de açúcar no sangue. Além de controlar a glicemia, ela também pode levar à perda de peso em muitos pacientes. Isso ocorre devido à redução do apetite e ao retardo do esvaziamento gástrico. O que pode ajudar aqueles que lutam contra o excesso de peso ou a obesidade.
Outro benefício da medicação é o baixo risco de hipoglicemia. Ao contrário de alguns outros medicamentos para diabetes, a semaglutida apresenta um risco reduzido.
Por ser um medicamento novo, é possível que outros efeitos colaterais surjam no decorrer dos anos. Mas as reações mais frequentes atualmente como náuseas, ocorrem especialmente no início do tratamento. Além das náuseas, outros problemas gastrointestinais como vômitos, diarreia e desconforto abdominal, também podem ocorrer com o uso da semaglutida.
O semaglutida podem causar riscos ao pâncreas?
O risco de pancreatite e a associação com alguns cânceres como o de tireoide, que foram descritos inicialmente ligados à classe “análogos do GLP1” têm sido cada vez mais desassociados à essas medicações que têm se mostrado. Em estudos mais recentes, serem seguras ao pâncreas e à tireoide.
A obesidade é uma doença que já está associada à 13 tipos de cânceres, diabetes, doenças cardiovasculares e acidente vascular cerebral. Então tratar a obesidade com essas medicações, tem o potencial de prevenir todas essas doenças.
Conclusão
Por isso, é essencial que os pacientes discutam os benefícios e riscos da semaglutida com seu médico antes de iniciar o tratamento para avaliar a adequação do medicamento com base no histórico clínico, garantindo um tratamento seguro e eficaz.