Pular para o conteúdo
Início » Síndrome de Cushing: O que é e como identificar os sintomas?

Síndrome de Cushing: O que é e como identificar os sintomas?

Você sabe o que é a Síndrome de Cushing? Se ainda não está familiarizado(a) com o assunto, continue lendo para descobrir tudo sobre essa síndrome. 

Um diagrama que visualiza a anatomia feminina humana, incluindo as várias partes do corpo e suas estruturas.
Um diagrama que visualiza a anatomia feminina humana, incluindo as várias partes do corpo e suas estruturas.

O que é a Síndrome de Cushing?

A Síndrome de Cushing é uma condição associada ao excesso de cortisol, um hormônio conhecido como corticóide, em nosso organismo. Normalmente, produzimos cortisol naturalmente ao longo do dia, através das glândulas adrenais, localizadas acima dos rins, sob o estímulo de hormônios produzidos na hipófise, uma pequena glândula situada na base do cérebro.

Causas e Sintomas:

Em algumas situações, ocorre uma desregulação na produção hormonal, podendo ser tanto devido a alterações nas glândulas adrenais, que começam a produzir cortisol em excesso, como também na hipófise, que pode estimular a produção desse hormônio, levando a um acúmulo de cortisol no nosso organismo.

Os sintomas associados ao excesso de cortisol incluem ganho de peso, principalmente na região central do abdômen, tronco e pescoço. Os pacientes tipicamente apresentam uma face arredondada, conhecida como “Face de lua cheia”, que pode ficar avermelhada. Outros sintomas comuns são o aumento de pelos e acne, osteoporose, fragilidade da pele que leva a machucados frequentes e estrias roxas no abdômen. Além disso, fraqueza muscular e quadros depressivos também podem estar associados ao excesso de cortisol.

Em mulheres a Síndrome de Cushing pode também se manifestar com alterações no ciclo menstrual.

Causas mais comuns:

Infelizmente, a causa mais comum da Síndrome de Cushing é iatrogênica, ou seja, resultante do uso inadequado de medicamentos, principalmente corticoides. Muitas pessoas acabam adquirindo corticoides sem receita médica, utilizando-os frequentemente para tratar dores crônicas, inflamações articulares e outras condições. O uso excessivo dessas medicações pode desencadear a Síndrome de Cushing, com todos os sintomas mencionados anteriormente, incluindo ganho de peso e alterações laboratoriais como hiperglicemia e diabetes.

Outras situações que podem levar a manifestações clínicas semelhantes são o alcoolismo crônico, excesso de peso e síndrome dos ovários policísticos.

Procurando ajuda médica:

Se você suspeita que possa estar apresentando sintomas da Síndrome de Cushing, seja devido ao abuso de medicamentos ou mesmo sem uso dessas substâncias, como o ganho de peso excessivo e a deposição de gordura principalmente no tronco e abdômen, é essencial buscar ajuda do seu endocrinologista para uma investigação adequada.

Conclusão:

Lembre-se sempre de estar atento(a) aos efeitos colaterais dos medicamentos que você utiliza. Se você acredita que pode estar sofrendo com a Síndrome de Cushing, não hesite em procurar ajuda médica. Essa condição tem tratamento, e com o acompanhamento adequado, é possível se livrar dos sintomas causados pelo excesso de cortisol.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *